MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Marcar ou não marcar o meio da sua corda?

image

Sempre houve dúvidas se deve ou não marcar o meo das cordas com caneta piloto. Uma caneta piloto pode danificar a corda? A comisão de seguraça da UIAA deu o seguinte parecer:

Pesquisas da commissão de segurança da UIAA mostraram que marcar a corda com caneta piloto pode ser perigoso!

Mesmo com a s  canetas produzidas especialmente para esta finalidade.

As pesquisas revelaram uma diminuição de resistência da corda (capacidade de resistir a esforços contra cantos de 90º ou mais) de até 50 %, utilizando as normas de pesquisa EN 892.

Razão por que a UIAA recomenda não utlizar quaisquer substâncias para marcar a corda, a não ser que esteja oficialmente aprovada pelo fabricante da corda.

A UIAA não é capaz de testar todas caneta piloto que possam ser utilizado para marquação de cordas e manter as informações sempre atualizadas.

Razão pela qual a UIAA alerta os montanhistas.

Eis o pronunciamento oficial da UIAA sobre este assunto.

Mas, o que a gente pode fazer caso que já tenha marcado a corda? Inutilizar e comprar uma nova?

Berg&Steigen conversou com Pit Schubert, President da Comissão de Segurança da UIAA, que realizou pessoalmente parte da pesquisa e que é responável pelo pronunciamento da UIAA sobre esse assunto.

Berg&Steigen: O que a gente deve fazer caso já marcou a corda com caneta piloto?

Pit Schubert: Em primeiro lugar calma. Vamos raciocinar junto. Quando uma corda suporta p.ex. 6 quedas UIAA - o que é o mínimo exigido pela UIAA - depois da marcação com caneta piloto suporta ainda 3 quedas. Quando uma corda suporta apenas uma unica queda já não pode mais romper. O test de qualidade de uma corda dinâmica é muito severo, mais severo do que as condições de uso na pratica, para ter certeza que ela não vai romper.

Marcar ou não marcar?

Berg&Steigen: Por que então essa polêmica em relação a marcação de cordas?

Pit Schubert : Existem duas exeções: uma exeção que é muito pouco provável e outra mais provável.

Berg&Steigen: E quais são?

Pit Schubert: A primeira - como já mencionado - muito pouco provável, que exatamente aqueles 5 cm de marcação - ninguem vai marcar mais do que isso - caim sobre o canto de uma rocha. Neste caso a corda poderia romper com um fator de queda 50 % menor ou durante uma queda sobre um canto normalmente inofensivo. Mas, a probabilidade que numa queda, onde justamente aqueles 5 cm de marcação sejam forçados sobre um canto de uma rocha é remota, para não dizer quase improvável. Para reforçar essa opinão : Nos últimos 19 anos aconteceu na alemanha e austria apenas um único rompimento de uma corda, por causa de um canto de rocha afiado. E isto entre miliares de quedas que acontecem ano por ano.

Berg&Steigen: E a outra exeção?

Pit Schubert: Quando durante um resgate nas montanhas - ou situações similiares - se desce uma carga, possivelmente duas pessoas - acidentado e bombeiro - e a corda desliza sobre um canto de rocha, em algum momento a marcação da corda passará sobre o canto e nesse caso, como a corda esta menos resistente nesse ponto, existe o risco de rompimento.

Berg&Steigen: Você ia marcar a sua corda?

Pit Schubert: Não, por que eu não preciso uma marcação do meio da corda e nunca precisei. Quando quero descer puxo os dois finais da corda até que o meio se encontra no ponto da ancoragem. Por outra lado existe uma razão para marcar o meio da corda. Quando você escala uma via cujo comprimento ultrapassa a metade do comprimento da corda, o parceiro que esta dando segurança deve avisar o guiando que chegou a hora de recuar quando a marcação alcançou o freio. Já aconteceram mais de cem acidentes por que a corda ficou curta.

Berg&Steigen: O que você pode nos dizer sobre as cordas que já vem com marcação?

Pit Schubert: Segundo as normas UIAA e CEN, o fabricante deve garantir a qualidade da corda ou veja a qualidade deve ser a mesma em qualquer ponto da corda!

Berg&Steigen: Usar fita adesiva como marcação é seguro?

Pit Schubert: Desconhecemos quaisquer informação negativa em relação a cola de fitas sobre a resistência de cordas. A desvantagem da fita é que ela pode soltar, além de prender a corda numa fenda.

Berg&Steigen: Obrigado pelas informações

Via: Blog do Baldin

Gostou deste artigo? Tem algo para sugerir? Participe, enviando sua opinião através da caixa de comentários.

0 Comentários:

Postar um comentário