MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

8 dicas para uma fazer uma boa caminhada "em solitário".

Leia mais:

Você vai fazer uma travessia sozinho (como fiz muitas vezes), no local não pega celular, o acesso é muito complicado e para piorar você não sabe como estará o tempo por lá.

Então nada de desistir, a primeira coisa é planejar bem sua caminhada para evitar uma emergência real.

  1. Deixe um roteiro com todas as informações e instruções para alguém de confiança. Esse alguém não é o seu pai tampouco sua mãe, mas pode ser aquele amigo que sempre está com você nas "roubadas", o importante é que ele saiba o que fazer em uma emergência. Com o seu pai deixe o telefone dessa pessoa.
  2. Mantenha-se na trilha.
  3. Evite aquele impulso de escalador em achar boulder e vias em qualquer pedra. É numa situação com essa que você quebra a perna ou lesiona seriamente uma outra parte do corpo.
  4. Tenha água extra. Se não tiver evite cozinhar com água, o ser humano pode suportar meses sem comida, mas suporta somente alguns dias sem água.
  5. Evite quedas. Ande com atenção e cuidado para evitar acidentes.
  6. Leve algum tipo de sinalizador, como apitos ou um espelho.

Digamos que você fez tudo isso e mesmo assim aconteceu uma emergência. então tenha em mente o seguinte

  • Preservar o calor corporal é seu primeiro cuidado. Você pode sobreviver alguns dias sem água,  alguns meses sem comida, mas a falta de isolamento pode matá-lo em algumas horas.
  • Feitos heróicos costumam contar que tal pessoa andou por muitos e muitos quilômetros em uma noite fria até que finalmente foi encontrado. Esqueça isso!! Fique parado e aguarde por socorro

Lembre-se: Essa é apenas uma situação de emergência e não uma situação real, para refescar nossa memória, pessoas têm sobrevivido noites selvagens há mais 50.000 anos.

Concordou com esse artigo? Tem algo para sugerir? Participe enviando sua opinião através da caixa de comentários.

0 Comentários:

Postar um comentário