MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Kit Pessoal de emergência

PS

Recentemente estava atualizando meu estojo de Primeiros Socorros*, vendo a validade dos remédios, os curativos e se estava faltando alguma coisa.

O problema é que esse estojo (que na verdade é mais uma necessaire multi uso) nunca precisou ser usado e como sou bem precavido em minhas caminhadas, no máximo que precisei foi de alguns curativos contra arranhões, quase uma frescura.

Isso me provoca uma certa raiva, afinal carrego há anos esse estojo e todo ano preciso gastar uma grana para renovar os remédio vencidos e jogar remédio vencido fora é a mesma coisa de jogar dinheiro fora. Apesar que prefiro jogar fora os remédio a precisar usar em uma emergência real.

Meu P.S. já passou por várias configurações até chegar à atual. Já foi grande com tudo que é remédio imaginável, mais gazes, curativos e manuais.

Hoje não passa de uma meia dúzia de comprimidos contra gripes, dores no corpo, inflamações, picadas, um remédio que uso contra bronquite e algumas gazes, esparadrapos, Band-Aid e principalmente alguns itens de manutenção e os tais Itens de Sobrevivência.

Eu sei, que essa coisa de sobrevivência lembra um pouco os "rambos", mas nesse Mini kit de "sobrevivência" já me tirou de várias rouabdas. Sempre há um ou outro item que acabo sempre usando, fazendo valer a pena carregar o PS em todas as caminhadas e no fim são mais úteis que os remédio que nunca precisei.

Meu Mini Kit de Emergência:

- 01 Mini Canivete suíço, com 01 lamina, tesoura, lanterna e pinça;

- 01 Isqueiro com alguns metros de Silver Taipe enrolado no cabo;

Que já precisei usar para restaurar um pequeno furo no Therm a Rest.

- 01 Kit de manutenção do MSR, com orings, chaves, óleo e bicos para troca de combustível;

- 01 cobertor de emergência (alumínio)

- Alguns alfinetes, um pouco de linha, uma lâmpada, uma agulha e alguns fósforos;

- 1 Lápis;

- Um reparo e alumínio para varetas de barraca;

- Um pequeno canudo;

Esses itens sim, acabo usando bastante.

Um outro ponto a ser considerado e a questão do fogo. Não vejo nenhuma necessidade de fazer fogueiras e outras coisas do gênero, quando se está fazendo uma trilha já conhecida ou mesmo quando estão indo outras pessoas experiêntes.

Mas naquelas "roubadas" do tipo abrir novas trilhas em serras e cumes virgens, acho que esse assunto já não seja tão desprezível assim, principalmente quando se está indo sozinho.

Fico só imaginando estar no meio de uma daquelas travessias de quatro ou cinco dias e "dá um pau" no fogareiro ou no isqueiro Ou mesmo numa situação de plena emergência como muito frio e acidentes - Nesse caso a única opção é a fogueira mesmoFogo.

E nesse caso, como fazer fogo?

A primeira coisa é manter uma segunda fonte de fogo, como alguns fósforos quem acondicionados em embalagens impermeáveis ou melhor ainda, um segundo isqueiro.

Outra idéia bem legal enviada pelo Hiking Ideas é pegar alguns algodões e esfregá-los bastante em velas e depois guardar em um local bem resistente a água.

Assim, se um dia precisar fazer fogo, não terá ficar procurando gravetos secos para acender, pois os algodões serviram de base para uma boa fogueira.

* Primeiros Socorros não é exatamente um Kit com remédios e outros itens e sim um conjunto que normas e princípios para serem usados em situações de emergência.

0 Comentários:

Postar um comentário