MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

7 Conceitos importantes na hora de planejar sua caminhada.

Uma vez me disseram que uma boa caminhada, começa na mesa da sua casa.

Dizem isso, porque é nessa hora em que verificamos os detalhes (com muito cuidado) de toda a aventura que está sendo planejada.

Olhar a carta topográfica para analisar a região e o trajeto, refazer o "check-list" dos equipamentos, revisar a manutenção deles, pensar no cardápio e nos detalhes da logística fazem parte desse processo.

Os conceitos abaixo, podem ser aprendidos através de cursos e livros como os escrito por Sérgio Beck ou com a experiência de outros montanhistas, mas o importante é que sejam utilizados em todo planejamento.

  1. NAVEGAÇÃO - Conhecimentos sobre cartografia, GPS e Orientação.
  2. PROTEÇÃO - Roupas apropriadas para o tempo, como: calor, frio, chuva. Abrigo: Barracas, sacos de dormir, isolante térmico.
  3. ILUMINAÇÃO - Lanternas e pilhas.
  4. PRIMEIROS SOCORROS - Conhecimentos de como agir em situações de risco e um Kit com medicamentos adaptados a sua necessidade.
  5. KITS DE REPARO e EMERGÊNCIA - Uma pequena bolsa com "silver tape", kit de reparo para o fogareiro e isolante térmico (quando inflável), cordin, isqueiro, etc..
  6. ALIMENTAÇÃO - Cardápio nutritivo, água, fogareiro e combustível.
  7. EMERGÊNCIA - Para onde ir a uma emergência, comunicação, pessoas que saibam sua localização e técnica básicas de sobrevivência.

0 Comentários:

Postar um comentário