MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Até quando Esperar...

Não quero criar polêmicas sobre ideologias políticas. Mas já perceberam que manifestações populares, como o “impeachment” do Collor e as “Diretas Já”, andam sumindo no Brasil?

Hoje em dia quando grandes encontros acontecem, são quase unicamente musicais. Eventos como o da CUT (único grande evento “político” que ainda acontece no Brasil) virou show musical para atrair a população, o que na verdade quer dizer, que é a CUT que está “protestando” e não a massa.

Na contra mão do que anda acontecendo na Europa, estamos nos acomodamos com as situações e nos tornando mais egoístas.

Situações como as que vivemos no PNI, onde não há entendimento entre FEMERJ/FEMESP e a diretoria parque poderiam ser muito mais produtivas se mais montanhistas se engajassem na defesa de seus interesses, assim como em muitas outras situações envolvendo órgãos públicos x montanhistas.

Locais como a Lapinha (MG) e o Guaraiúva (SP) teriam outras soluções se houvesse uma participação maciça como a que ocorre nos grandes parques do mundo.

Tais parques são geridos por uma diretoria (geralmente ligada ao governo), mas indicada pela população local e por voluntários da região (que são os mais interessados na defesa dos interesses do parque) que se propõem a fiscalizar, arrecadar fundos, criar melhoria e treinar equipes de atendimento, combate ao fogo, resgates, etc..

Preocupações e mobilizações como essas deveriam ser prioridades de clubes, federações e entidades voltadas ao montanhismo, assim como nossa participação voluntária (intermediada pelas entidades) em situações de risco como o incêndio no próprio PNI, no mês passado, mas a mesma reação de apatia que tivemos com a morte estúpida do menino João Hélio tivemos com esse incêndio e com muitas outras situações de nosso interesse.

Lagoa do cavalo

Ponte Pênsil no Caminho das Agulhas Negras

É nessa hora que vejo que a Plebe tinha razão:

“...até quando esperar...até me ajoelhar, esperando a ajuda de Deus..”

A Serra
Música: Plebe Rude / Letra: Gutje

Quero ver a serra
que por tempos encantou
mas o homem e sua serra
veio e desmatou

Quero verde perto
se o encanto acabou
só pedra no caminho
e olha o que sobrou

Nada mais cresce
só a lama desce
Tropical, úmida
Heterogênea
Latifo-liada

Mata devastada
Higrófita, Caduca
Perêne, Encosta

Nada mais cresce
só a lama desce


Todos reclamando
só quero conscientizar
madeira acabando
até quando esperar?

O verde da mata
a serra desmatou
o verde da bandeira
também desbotou
Tropical, úmida
Heterogênea
Latifoliada
Mata devastada

0 Comentários:

Postar um comentário