MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Ser ou não Ser um Montanhista. Eis a Questão.

Recordo-me claramente da minha primeira via clássica. Uma escalada de 7 enfiadas na pedra do Baú em SP. Escalada que me proporcionou um sentimento de satisfação diferente de tudo, desde o entardecer que se aproximava, o trabalho em equipe para tirar os equipamentos da parede, ao vento gelado no cume, que insistia em bater em meu rosto, até prometi a mim mesmo que essa seria minha vida dali para frente.

E mudei mesmo, desse dia em diante, só tinha olhares para a montanha, meu ouvido filtrava todo assunto que se relacionava a isso e toda outra atividade esportiva, mesmo as ligadas a natureza não eram tão boas o suficiente para me motivar, cada uma tinha seu defeito. Ou eram comerciais demais, radicais ao extremo, caras, na verdade defeitos não faltavam.

Os anos se passaram e lá estava eu no auge dos meus vinte anos até que um amigo meu, instrutor de mergulho, me convidou para fazer um curso de mergulho que ele ministrava.

Eu logo de cara, disse:

- Nem vem, não tenho dinheiro e mesmo se tivesse, não gastaria tomando cerveja com aquele bando de mergulhadores barrigudos.

Mas o cara insistiu tanto, que acabei topando fazer o curso. Na primeira aula o instrutor foi me informando sobre o conteúdo do curso, como funcionava a estrutura da base, as homologações, foi explicando até que fiquei assustado.

O que era aquele negócio barotrauma? Como é que eu iria respirar debaixo d'água? É sério que eu teria que tirar a água da máscara debaixo d'água? Nitrox, pressão barométrica, eu nem imaginava que era tão complexo mergulhar.

E ainda por cima descobri que não podia comprar meu equipamento e mergulhar, eu teria que ser homologado por uma empresa credenciadora, como a PADI E PDIC.

Ahh, isso para mim era um absurdo...

Enfim, acabei descobrindo um monte de coisas legais, descobri que o mergulho era extremamente mais organizado que o montanhismo, pois definia regras claras do comportamento de cada mergulhador no mar, descobri que era mais respeitado pelos órgãos governamentais, mas minhas surpresas nem tinham começado.

Feito o curso, agora tinha que fazer o chekout (batismo) e meu amigo disse que iríamos fazer diferente.

No dia combinado fui com ele para Paraty, fomos num veleiro para dormir embarcado e no dia seguinte fazer o teste prático.

Como nunca tinha entrado em um veleiro, tive que aprender as regras básicas como o uso responsável da água, o trabalho em equipe com as cordas, a adaptação na hora de dormir em suas pequenas acomodações (porém, maiores que minha barraca), bem como pude ver a terra de um ângulo diferente, do mar para o continente e outros visuais que nunca tinha visto por esse prisma.

No dia seguinte, os ajudei a fazer uns testes, marcando o tempo de nado numa certa distância e outros exercícios que depois vim a descobrir que era TAFFO, um teste que cada instrutor tem que fazer a cada ano, para verificar suas aptidões físicas.

No fim, aprendi muito, mergulhei e vi que minha idéia sobre as atividades ao ar livre estavam erradas. Um velejador e um mergulhador olham para o mar, como um montanhista olha para as montanhas e imagino que um mountain biker deve sentir emoções parecidas, assim como o que pula de asa delta e outras atividades ligadas ao meio ambiente.

Hoje tenho planos de outros tipos de aventura, talvez uma pernada de bike até a patagonia, uma canoada em volta da ilha bela ou mesmo uma boa volta no mundo de veleiro, mas isso é só um sonho mesmo....

O cicloturismo vai ser a primeira delas. As bikes que me aguardem...

0 Comentários:

Postar um comentário