MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Escalador de Alma, você é um deles?

Afinal de contas, o que é um escalador de Alma? Essa semana aconteceu no HangOn, uma discussão muito interessante sobre os "Valores" de um montanhista.

Em uma mensagem, o montanhista pergunta: - Escaladores de alma, você é um deles? Essa pergunta gerou uma série de opiniões divergentes sobre o assunto.

A definição e o conceito de alma (psyque), também é motivo de muita polêmica nos meios teológicos, justamente pela complexidade de interpretação Bíblica sobre o assunto. Se pudesse conceituar a palavra alma da maneira mais simples possível, seria algo assim:

"A força vital do ser humano ou a parte que não morre ou também a vida interior que abrange os desejos e as emoções"

Como podem ver a alma é algo extremamente ligado as emoções.Tá certo, que só usei esse conceito para ilustrar a importância da palavra alma quando utilizada para expressar a intensidade de uma emoção ligada a uma ação, no caso, o montanhismo.

O interessante nessa discussão, é que temos duas gerações debatendo sobre quais são os valores, as roupas, as músicas e os estilos de escalada, que classificam uma pessoa como escalador ou não?

Será que um cara que ouve rock é escalador e o que ouve eletrônico ou pagode não é?

O escalador de ginásio, que só vai de vez em quando vai para rocha, mas manda vias que temos até medo de olhar, é um montanhista ou não?

Será que usar roupas velhas e rasgadas, lycras, Kichute nos pés, pintar ou não os cabelos, vão tornar um ótimo escalador?

Creio que nenhuma dessas perguntas tenha uma resposta óbvia, já que todos temos certas pré-definições do que é o montanhismo e como devemos nos comportar.

O que para uns é apenas um momento de prazer, para outros é apenas mais um chance de competir.

Esses conceitos foram debatidos, analisados e muitas vezes não compreendidas, porque é um tema muito pessoal.

Logo, o importante não é discutir quem é o que , mas sim discutir qual é a melhor forma de colocar todas essas tribos no mesmo lugar, sem desmerecer os mais antigos ou os mais novos e principalmente sem degradar as bases das vias, danificar as rochas ou sem impactar muito nossas montanhas.

0 Comentários:

Postar um comentário