MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Culinarista "a la Montagne"

- Leviiiii!!!!!! Já está pronto?

- Tá quase - respondi, já meio enraivecido. O sol acabou de se recolher e já estou na cozinha improvisada atrás de uma pedra, aprontando o jantar para 4 pessoas.

A batata cozinhando dentro do arroz já começa a exalar seu cheiro característico e por isso já estão me cobrando a janta prometida.

E assim, enquanto termino minha "penitência", aproveito para pensar e picar um pouco mais da carne de sol dessalgada, do pimentão, acrescentar o amendoim, misturar a maisena e começar preparar o tempero do que será um frango xadrez “a la montagne“, ou seja, em vez do frango vai carne de sol.

Nunca fui muito bom na cozinha de casa, mas gosto de cozinhar na montanha, ainda mais porque não se faz tanta sujeira com duas panelas e uma boca de fogão, coisa que não consigo fazer em casa com tantas opções de bocas e panelas a meu dispor.

Com o tempo, você acaba trocando receitas com outras pessoas ou adaptando as receitas normais às necessidades que exige uma caminhada em montanha, como a questão do peso ou da falta de refrigeração, mas sempre há um jeito de substituí-lo por outro parecido.

Muito aprendi com os livros do Beck, um deles em especial o “Guia de Cozinha do Excursionista Faminto” .

Enquanto penso nisso, percebo que a cuia de chimarrão quentinho não passa nem perto daqui e ainda os ouço reclamando que a comida está demorando muito, isso porque comecei a cozinhar não faz nem 15 minutos!! Afinal, por que, em vez reclamarem eles não vêm aqui me ajudar a picar esse charque?

O fato é: Um bom fogareiro é um item indispensável na mochila de qualquer excursionista e brincadeiras à parte, não dá para ficar fazendo fogueiras (sem levar em conta o impacto ambiental que elas trazem), simplesmente para aquecer uma refeição, já que existem outros métodos mais simples, até com uma espiriteira caseira.

Boas refeições fiz nas montanhas, e tudo isso graças aos pequenos e maravilhosos "fogões de montanha". Uma boa dose de criatividade culinária me proporcionaram boas refeições, que juntamente a noite confortável de sono, permitiram que eu fizesse travessias de 7 dias muito prazerosas por esse Brasil.

Agora vá, compre seu fogareiro e mostre seus dotes culinários aos seus colegas, fugindo dos macarrões instantâneos e dos tradicionais macarrões com sardinha e outras combinações sem muita criatividade.

Texto adaptado de um original escrito para o Webventure a muito tempo atrás..

1 Comentários:

  1. Anônimo disse...
     

    Massa cara! Duas coisas: 1) Os livrinhos do Beck são sempre ótimos! 2) Nada que um bom MSR não resolva, né?

    Abraços!!

Postar um comentário