MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Breakfast in América ou Amerika

Relendo as mensagem que derivaram o post abaixo e ouvindo as duas músicas acima, resolvi continuar escrevendo sobre o assunto.

Muito se fala sobre a influência do mercado Outdoor Americano e Europeu no design de produtos pelo mundo afora, é claro e inegável a contribuição histórica que várias marcas deram para o montanhismo mundial, mas quando vamos a uma loja de equipamentos para montanhismo aqui no Brasil ou em outros países da América do Sul, como Argentina e Chile, sinto é como se estivesse em um outro continente, um outro país, dado a quantidade de produtos importados, que até esqueço como é a cultura do montanhismo Brasileiro.

Isso acontece porque acostumamos a ter como referência, através de revistas, livros e outros tipos de midias, montanhistas Europeus ou Americanos usando roupas coloridas por causa do branco total da neve, escalando muito e praticamente sem problemas financeiros para comprar equipamentos ou para viajar, achamos que isso se justifica e assim aceitamos comprar um produto que hora possui a manga maior ou um tamanho menor, mochilas com alças curtas, cores meio estranhas ao nosso gosto e até mesmo inutilidades como Jaquetas em Gore-tex , desenvolvidas para usos exclusivos em climas frios e não para um clima tropical como o Brasil.

Quando nem sabemos diferenciar uma marca nacional de uma importada, ou se escalamos com uma 5.10 ou com uma Anhangava, dificilmente teremos a tal "alma", tão almejada por uns ou tão odiada por outros, mas as rochas estarão sempre a nos perguntar. - Quem será o primeiro a me conquistar? É você!?!??

Nosso pouco tempo na história do montanhismo faz, que, ainda temos que discutir o certo e o errado, assim como as duas músicas (Breakfast in America e Amerika, a primeira da banda Britânica Supertramp e a segunda da banda Alemã Rammstein), continuam a discutir com ironia, a ilusão da maravilhosa sociedade americana, com seus valores calcados na prepotência militar e intelectual de seus compatriotas, e é nesse ponto que me lembro da celebre resposta que a multidão dava ao Renato Russo e a Legião Urbana, quando ele questionava o motivo de estarmos tão americanizados.

- Que pais é esse? E todos em uníssono respondiam – É a P#@@& do Brasil!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário