MAIS SOBRE O BLOG ...

O Cordada Infinita é um blog com artigos sobre Escalada, Equipamentos e Notícias relacionadas ao Montanhismo. Nasceu de uma idéia simples: Escrever, Comunicar e Divulgar fatos e opiniões sobre o mundo da montanha. É mantido por Levi Rodrigues desde maio de 2007. Se você tem alguma sugestão sobre um artigo, participe enviando sua pergunta ou opinião sobre os assuntos postados.

Alerta!...

O montanhismo é uma atividade de risco moderado quando praticada de acordo com as normas de segurança. Ao utilizar as informações contidas nesse blog, é necessário experiência e cautela na utilização de equipamentos, técnicas, conceitos e informações sobre as atividades. Lembre se: Acidentes não acontecem. São causados aos poucos

Nem tudo que é legal é moral

Meu pai costuma dizer que "nem tudo que é legal é moral". Essa é a forma simples dele expressar sua repugnância sobre a situação política no Brasil, sobre a incompreensão de como deixamos o Brasil chegar a este ponto.

Nós montanhistas, costumamos achar que lugares ermos, frios e altos, longe dos "prazeres" da cidade, são nossos refúgios, como a Pedra do Baú em SP, um dos melhores locais para se escalar no Brasil.

Mas o que fazer quando as maleficências da sociedade começam a ameaçar nosso "refúgio"?

É bem verdade que a muito tempo a Pedra o Baú deixou de ser um refúgio somente para montanhistas e passou a ser atração turística da cidade de Campos do Jordão, tanto o Baú como nós.

Certo tempo atrás, não havia a mínima preocupação com assaltos, estupros, roubo e vandalismo em carros, cenas que hoje se tornam cada vez mais comuns em nossa montanha.

E agora, o que fazer!?!? Voltar à atitudes de antigamente, atemorizando os turistas com aquela história de que a montanha é perigosa, pode se perder para quem não conhece e etc.., já provou por si própria que não é o melhor meio e longe não é a melhor atitude, ainda mais em tempos de FEMESP, FEMERJ e CBME.

Talvez pela primeira vez na história do Montanhismo Brasileiro, podemos agir de maneira legal com as iniciativas dos montanhistas e das federações no dia a dia dos parques, assessorando seus diretores com normas de mínimo impacto, criando eventos, insentivando a conduta e visitação consciente, distrubuindo material informátivo e quem sabe com mais pressão sobre as autoridades.

Entretanto, não podemos esquecer do nosso passado de informalidade, nem da nossa realidade atual, isto é, nossa total falta de atitude.

O que eu gostaria é que a frase acima não se tornasse uma realidade e sim o que eu ouvi ontem: "Agir é tomar Atitude"...

...É fiscalizar, é colaborar, é voluntariar-se, é trabalhar em prol de nossas montanhas!!!

0 Comentários:

Postar um comentário